Como você avalia o sistema de saúde pública do Brasil? Foi a pergunta de um processo seletivo em que estou concorrendo.
Precária seria uma resposta adequada. O sistema de saúde pública no Brasil, como se mostra nas reportagens de televisão, está em péssimas condições. Desculpas para isso é o que não falta. Dizem os políticos que é a falta de verba e o povo tenta acreditar. O que não falta mesmo é a tal cobrança tanto da mídia quanto da sociedade.
Diariamente nos jornais, televisões e rádios, os jornalistas expõem as condições terríveis em que se encontram a sociedade em hospitais públicos. É uma vergonha. O ambiente é sujo, sem condições nenhuma. Mas isso todo mundo já está cansado de saber. Falta agora entender o porquê disso não mudar. Ou isso já não é mais segredo?
Não muda pelo mesmo motivo que nada acontece para evitar o tráfico de drogas, assaltos, homicídios, o terror do dia-a-dia. Eles – os políticos, pessoas com “poder” – não querem que isso acabe, pois não mudará em nada a vida deles. Talvez até mude – para pior.
O sistema de saúde pública precisa de atenção, de estudo, de planejamento. Não adianta ficarmos de braços cruzados, precisamos continuar cobrando...e rezando. Para melhorar tudo isso, no momento, só se for por milagre divino.
Vocês não concordam?
5 de dez. de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)